PAME-RJ

PAME-RJ PROMOVE XXI SIPAT E VII SEMANA INTEGRADA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu, no último dia 23, a visita de autoridades do Ministério da Defesa e das Forças Armadas da Bolívia. Na ocasião, o Ministro da Defesa da Bolívia, Edmundo Novillo Aguilar, o Comandante de Seguridad y Defensa Del Espacio Aéreo, General de Brigada Aérea German Leonardo Rodrigo Mendizábal, e o Major Emerson Demétrio Ramos Román, foram acompanhados pelo Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, pelo Secretário Executivo da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), Coronel Luiz Felipe Thomaz Gomes Araújo e outros representantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Pela manhã, os militares bolivianos foram no auditório do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), onde receberam explicações a respeito da logística de manutenção do SISCEAB, do programa de manutenção preventiva, dos indicadores e monitoramentos do Centro de Gerenciamento Técnico (CGTEC), da gestão técnica dos sistemas radares do País, entre outros assuntos. Os oficias também visitaram o Laboratório Central de Eletrônica (LCE), a Subdivisão de Radiodeterminação e CGTEC, propriamente.

Os militares bolivianos também conheceram o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o Grupo Especial de Inspeção ao Voo (GEIV) e o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).  No final do dia, o Ministro da Defesa e os oficiais bolivianos, reuniram-se com representantes do DECEA no auditório do Departamento, para assistir uma apresentação do Coronel Thomaz a respeito da estrutura, das atribuições e do planejamento estratégico do DECEA.

Para o Secretário Executivo da CERNAI, a visita estimula a importante parceria, bem como corrobora o papel de destaque do Brasil na América do Sul. “O evento foi de grande importância para que as autoridades pudessem conhecer pessoalmente a estrutura do SISCEAB. A Bolívia encontra-se numa fase de profunda reestruturação do seu sistema de controle do espaço aéreo e a colaboração do DECEA tem sido decisiva nesse projeto. Essa parceria promove melhorias na segurança da região da América do Sul e destaca a posição do Brasil como referência em segurança da navegação aérea mundial”, afirmou o Coronel.


Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Daniel Marinho
Fotos: Luiz Perez

Rolar para cima