ACESSO RÁPIDO
UTILIDADES
QUEM SOMOS
O QUE FAZEMOS
No período de 25 de março a 12 de abril de 2024, o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) foi palco do Primeiro Treinamento para implantação da Central VoIP Asterisk, marcando mais uma etapa importante no projeto de modernização do sistema de telefonia do Comando da Aeronáutica (COMAER).
O treinamento foi conduzido pela equipe da Subdivisão de Telecomunicações do PAME-RJ e contou com a participação de 20 alunos representando diversas organizações militares, incluindo o PAME-RJ, os Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTAI, CINDACTA II, CINDACTA III, CINDACTA IV), o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Roque (DTCEA-SRO), Campo Grande (DTCEA-CG) e Telemática do Rio de Janeiro (DTCEATM-RJ), como também o Centro de Computação de Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ).
Ao longo do treinamento, os alunos foram submetidos a aulas teóricas e práticas. Além disso, coordenados pelos instrutores, realizaram missões precursoras para familiarizarem-se com a infraestrutura da rede de voz e dados de diversas organizações militares, incluindo CCA-RJ, Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), Base Aérea do Galeão (BAGL) e Grupamento de Apoio do Galeão (GAP-GL). Essa atividade foi fundamental para o correto planejamento das substituições das atuais centrais telefônicas dessas organizações.
O projeto de implantação da Central VoIP Asterisk, desenvolvido por militares da Subdivisão de Telecomunicações do PAME-RJ e aprovado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tem como objetivo principal modernizar o sistema de telefonia do Comando da Aeronáutica. A implementação desta solução moderna, amplamente empregada no mercado corporativo, visa garantir alta disponibilidade dos serviços e reduções significativas de intervenções corretivas, de material e de custo.
O encerramento desta fase ocorreu no auditório do Parque, com a presença do Coronel Engenheiro Antônio Carlos Ferreira Cilento, Diretor do PAME-RJ. O Coronel Cilento parabenizou os instrutores da Subdivisão de Telecomunicações pela iniciativa deste projeto pioneiro, que representa um marco significativo na modernização do sistema de telefonia do Comando da Aeronáutica.
O sucesso deste treinamento e a aprovação do projeto refletem o compromisso contínuo do PAME-RJ com a excelência operacional e a adoção de tecnologias para otimização de seus processos.
Seção de Comunicação Social do PAME-RJ
Texto: MAJ QOECOM Ricardo Viana
Edição: Vânia Regina Valente Vital
Fotos: Subdivisão de Telecomunicações