PAME-RJ

Ministério da Defesa

Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira

OPERAÇÃO DE LEVANTAMENTO DO SISTEMA TELESAT NA AMAZÔNIA REFORÇA A SEGURANÇA DO ESPAÇO AÉREO

O Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) executou operação de grande envergadura, entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro de 2023, na Região Amazônica, marcando um passo significativo para a modernização do Sistema TELESAT do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e unidades remotas. Sob a coordenação da Seção de Enlaces do PAME-RJ, equipe militar realizou missões de levantamento local (Site Survey) em três Estações de Apoio ao Controle de Tráfego Aéreo (EACEA), localizadas estrategicamente nas cidades de Carauari e Barcelos, ambas no estado do Amazonas e Porto Trombetas, no estado do Pará.

Essas EACEA são cruciais para manter as comunicações e a vigilância do espaço aéreo na vastidão da Amazônia, desempenhando papel fundamental na segurança aérea da região. A missão contou com o apoio do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) para enfrentar desafios logísticos significativos, superados com a disponibilização de uma aeronave C-98 Caravan e duas tripulações altamente treinadas.

A missão, conduzida pelos militares, Tenente Aviador Hélder Batista de Souza, Tenente Aviador Jefferson Rodrigues de Sousa, Tenente Leonardo Matheus da Silva, Tenente Lucas Giarola Neri Santana, Sargento Paulo Sérgio Gonçalves dos Santos e Sargento Amanda Estrada da Silva, destacou-se pelo comprometimento, doutrina e excelência a cada trecho voado.

Liderados pelo Capitão Engenheiro Ronan Souza Freitas, os graduados Suboficial José Augusto Rezende Rocha, Suboficial Celestino Sobral Coelho Filho e Sargento Márcio Alvarenga Piccoli, desempenharam papel crucial ao avaliar o estado das telecomunicações, alimentação e infraestrutura física das EACEA. Além disso, realizaram manutenções preventivas e corretivas, otimizando de maneira eficaz a estada nas localidades e valorizando a missão precípua do PAME-RJ.

Essa iniciativa não apenas fortalece a segurança do espaço aéreo na região, mas também representa um avanço significativo no processo de modernização do Sistema TELESAT, garantindo uma infraestrutura robusta e eficiente para as operações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

 

Seção de Comunicação Social do PAME-RJ

Texto: Cap Eng Ronan Souza Freitas

Edição: Vânia Regina Valente Vital

 

Fotos: Seção de Enlaces do PAME-RJ

Rolar para cima