PAME-RJ

Ministério da Defesa

Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira

Operação EXOP TINIA 2023: PAME-RJ avança nas fronteiras tecnológicas

Em uma demonstração de precisão e cooperação, o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) alcançou marcos significativos durante a Operação EXOP TINIA 2023. Coordenada pelo Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), a presença marcante do Parque, com sua Subdivisão de Tecnologia da Informação Operacional (IOP), trouxe inovação e eficiência ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O desempenho do PAME-RJ teve papel fundamental na integração dos radares TPS-B34 de Canoas e Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com o ERIEYE-ER que equipa as aeronaves Embraer EMB-145 do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV), ao sistema de defesa aérea e circulação operacional militar (DA/COM).

Durante os dias 24 a 29 de outubro, testes e análises meticulosos foram realizados nos esquadrões, com a presença não só da equipe da IOP do PAME, mas também com o apoio dos militares locais, das aeronaves do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e do 2º/6º GAV para o voo de integração.

Antes do voo, análises planejadas dos dados obtidos em voos de oportunidade foram realizados, verificando o correto funcionamento do sistema de processamento de dados de vigilância. Essa etapa crítica permitiu ajustes na base de dados do sistema de controle DA/COM, garantindo a preparação adequada para o voo de integração.

Com coordenação meticulosa entre equipes em Canoas e Santa Maria, a Aeronave do GEIV executou procedimentos comandados pela equipe do PAME-RJ, sincronizados com o Esquadrão Guardião.

Os dados coletados durante o voo de integração foram minuciosamente analisados por uma ferramenta específica, garantindo conformidade com padrões internacionais. O resultado foi um relatório detalhado, fornecendo dados estatísticos e informações cruciais para a aparência técnica do teste.

Mesmo diante de prazos apertados e adversidades, o PAME-RJ superou mais um desafio. O suporte em solo dos Esquadrões do Grupo de Comunicação e Controle foi vital, destacando a excelência técnica e operacional da Força Aérea Brasileira em todos os níveis.

 

Seção de Comunicação Social do PAME-RJ

Texto: Cap Felipe Augusto Da Silva

Edição: Vânia Regina Valente Vital

Fotos: Subdivisão de Tecnologia da Informação Operacional

Rolar para cima