PAME-RJ

Publicado: 14 OUT 2025

 

Entre os dias 6 e 10 de outubro, o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) sediou a Reunião de Manutenção (REMAN 2025), evento anual que reúne especialistas e autoridades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para discutir temas estratégicos voltados à manutenção, modernização e segurança das operações.

A REMAN 2025 reafirmou o compromisso do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com a excelência técnica e a segurança operacional do sistema aéreo nacional, reunindo técnicos e representantes de diversas organizações do SISCEAB. O encontro teve como finalidade promover o alinhamento técnico entre especialistas e gestores, visando garantir a disponibilidade, integridade e resiliência dos mais de oito mil equipamentos que sustentam o sistema.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen, Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA (SDTE); do Coronel Aviador Ciro Appip Lambiase, Diretor do PAME-RJ; e do Tenente-Coronel Engenheiro Denniel Sancho Zorzal Rossi, Chefe da Divisão Técnica do PAME-RJ.

Nas palavras de abertura do evento, o Brigadeiro Jansen abordou a amplitude e a relevância do evento: “A REMAN é um evento tradicional no calendário do PAME, como órgão central de logística do SISCEAB. Muito embora o nome nos leve à atividade de manutenção, a REMAN é muito mais do que isso. Aqui são discutidos diversos assuntos que sustentam todo o ciclo de vida dos mais de oito mil ativos do SISCEAB, como manutenção, metrologia, habilitação técnica, treinamento, monitoramento, segurança cibernética, entre outros, tudo voltado aos três pilares que norteiam nossas ações: disponibilidade, resiliência e integridade.”

O Oficial General também destacou o reconhecimento internacional do trabalho realizado pelo Brasil no campo da aviação civil: “Recentemente o Brasil foi eleito para o Grupo 1 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o que reflete o empenho e a competência das nossas equipes. Somos respeitados nacional e internacionalmente pelos resultados que entregamos.”

O Brigadeiro Jansen ainda apontou para o futuro da manutenção aeronáutica, enfatizando o papel da inteligência artificial na transformação dos modelos de gestão técnica: “Hoje trabalhamos com manutenções preventivas e corretivas, mas estamos avançando para integrar novas tecnologias, como a inteligência artificial, com o objetivo de aperfeiçoar continuamente nossos processos.”

Em sequência, o Tenente-Coronel Rossi agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância da modernização das metodologias de manutenção e da segurança cibernética, ressaltando a necessidade de adaptação contínua às novas tecnologias.

No dia 8 de outubro, a REMAN recebeu a visita do Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do DECEA, que ressaltou a importância da reunião para o fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo e para o aprimoramento da capacidade técnica das equipes envolvidas.

Durante os cinco dias de evento, foram debatidos temas relacionados a gestão de processos, gestão de recursos humanos, iniciativas técnicas, sistemas de telecomunicações, de navegação, de vigilância, de tratamento de dados, de segurança cibernética e de metrologia, resultando em novos insights e ações estratégicas voltadas à modernização, segurança e governança técnica do SISCEAB.

Como órgão de apoio técnico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o PAME-RJ tem papel fundamental na gestão do ciclo de vida dos sistemas e equipamentos empregados no Sistema de Controle do Espaço Aéreo, contribuindo para a excelência operacional e tecnológica que caracteriza a Força Aérea Brasileira no cenário nacional e internacional.

Seção de Comunicação Social do PAME-RJ

Texto: Vânia Regina Valente Vital

Fotos: S1 Luis Eduardo Corrêa Borges e S2 Thomas Joubert Fernandes Rodrigues

Rolar para cima