ACESSO RÁPIDO
UTILIDADES
QUEM SOMOS
O QUE FAZEMOS
Durante o período de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024, a equipe técnica da Subdivisão de Telecomunicações (TEL) do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), com o apoio de militar do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I), implantou, no Comando de Preparo (COMPREP), localizado em Brasília, Distrito Federal, Central VoIP Asterisk em substituição à central MD110 (modelo BC10), que já apresentava sinais de obsolescência e deterioração em suas funcionalidades.
A missão não foi apenas complexa, mas crucial para modernizar e otimizar os serviços de telecomunicações do Comando da Aeronáutica. Durante o processo, todos os serviços da antiga central analógica foram migrados para a nova Central IP, um feito que demandou expertise técnica e meticulosidade.
Além da migração de serviços, a equipe também se dedicou à configuração e substituição de 33 ramais analógicos e digitais do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), os quais são essenciais para as operações telefônicas do COMPREP.
A contribuição não se limitou apenas à implantação da nova infraestrutura. Os militares da Subdivisão de Telecomunicações do PAME-RJ não pouparam esforços em compartilhar conhecimento, ministrando treinamentos sobre a operação e configurações básicas da Central VoIP Asterisk aos responsáveis pela telefonia, tanto do COMPREP quanto do COMAE. Essa iniciativa não só garante uma transição suave, mas também capacita as equipes locais para operar e manter o novo sistema de forma eficaz.
O projeto de implantação da Central VoIP Asterisk, desenvolvido por militares do PAME-RJ e aprovado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), representa um marco na modernização do sistema de telefonia do Comando da Aeronáutica. Além de proporcionar uma solução tecnológica de ponta, amplamente empregada no mercado corporativo, ele promete alta disponibilidade dos serviços e significativas reduções em intervenções corretivas, necessidade de material e custos operacionais.
Essa iniciativa não só destaca a expertise técnica de militares do Parque, mas também reforça o compromisso com a modernização e a eficiência na gestão dos recursos, elementos essenciais para a manutenção da segurança e da eficácia operacional nos sistemas de telecomunicações da Força Aérea Brasileira.
Seção de Comunicação Social do PAME-RJ
Texto: Major Marcelo Ricardo Barbosa Viana
Edição: Vânia Regina Valente Vital
Fotos: Suboficial Ingrid Barreiros da Silva Vieira